Invista na Sua Qualidade

Uma organização certificada tem ganhos significativos de competitividade e credibilidade. O mercado torna-se por isso mais acessível. Os processos são optimizados. Os resultados e indicadores da Qualidade são fomentados.

O reconhecimento nacional e internacional de um Sistema de Gestão da Qualidade prestigia a sua empresa e proporciona um ambiente de melhoria contínua.

Demonstrar um real compromisso com a Qualidade irá transformar a cultura da sua Organização. Hábitos e rotinas inadequadas serão substituídos por regras e procedimentos harmonizados, monitorizados e continuamente melhorados.
As vantagens de uma aposta consistente na qualidade, tornam-se cada vez mais evidentes à medida que o cliente está mais consciente e mais exigente em relação ao serviço/produto que deseja usufruir. Os sistemas de gestão da qualidade criam as condições para um maior enfoque no seu cliente e na procura, sempre constante, de melhores níveis de satisfação.

O QUE É?
A certificação consiste na evidência, obtida através de auditoria por uma entidade certificadora, da conformidade da sua organização em relação a um conjunto de boas práticas de gestão e organização definidas pela Norma NP EN ISO 9001. Em Portugal operam diversas entidades certificadoras, das quais salientamos a APCER, SGS, TUV, BVC, EIC, entre outras.


QUAIS AS VANTAGENS?
Os objectivos que se pretendem atingir com a implementação de um Sistema de Gestão Qualidade, de acordo com a ISO 9001, são entre outros:
- Optimização de processos de trabalho
- Substituição de hábitos inadequados por procedimentos harmonizados
- Definição clara das responsabilidades e tarefas de cada colaborador : quem faz o quê
- Aumento da motivação dos colaboradores
- Aumento da credibilidade no mercado e no público em geral
- Aumento da satisfação dos clientes
- Aumento da competitividade : diferenciação através da qualidade
- Implementação de um cultura de melhoria contínua : saiba como aprender com os "erros"
- Definição de objectivos e indicadores da qualidade : saiba se está a melhorar ou a piorar.

Mas não se esqueça que o principal objectivo é a criação de uma cultura centralizada na satisfação dos clientes e melhoria contínua dos processos. As restantes vantagens são consequências lógicas das duas anteriores.


QUANTO TEMPO?
A implementação de um Sistema de Gestão e posterior certificação é no essencial um projeto de sistematização de processos com mudança de hábitos e procedimentos pelo que requer algum tempo de maturação. São usuais prazos entre 6 a 15 meses para o sucesso deste tipo de projetos.

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