FAQ

O tempo necessário para implementação depende de um conjunto de factores tais como:
1 - Grau de maturidade dos processos actuais
2 - Complexidade e especificidades das actividades
3 - Disponibilidade de recursos humanos e outros, para o projecto de implementação
4 - Âmbito da certificação ou acreditação
5 - Dimensão da organização e nº de pessoas envolvidas

Podemos considerar como tempo médio um período de 9 a 12 meses.
Norma NP EN ISO 9001 está alicerçada em oito princípios:

FOCALIZAÇÃO NO CLIENTE
As organizações existe para servir os utentes. Satisfazer as necessidades dos utentes deve ser uma preocupação de todos.

LIDERANÇA
A liderança é indispensável para assegurar compatibilidade entre objectivos, traçar e implementar uma estratégia para os alcançar.

ENVOLVIMENTO DE TODOS
Implementar um bom sistema de gestão da qualidade depende do envolvimento de todos.

Para obter o envolvimento de todos é necessário desenvolver de um bom clima organizacional, onde os colaboradores conhecem os objectivos da Organização, o seu papel na sua prossecução e estão empenhados em os alcançar.

ABORDAGEM POR PROCESSOS
Para atingir os objectivos organizacionais, os recursos e actividades têm de ser geridas por processos, percebendo que as saídas de um processo serão as entradas de outro.

ABORDAGEM DA GESTÃO COMO UM SISTEMA
Identificar, compreender e gerir os processos como um sistema, contribui para que a organização atinja os seus objectivos com eficácia e eficiência. Este propósito é atingido por meio de uma série de processos inter-relacionados, que devem ser controlados e continuamente melhorados.

MELHORIA CONTÍNUA
A criação de uma dinâmica de melhoria é um dos princípios de gestão mais importantes.
Uma organização “parada” corre o risco de ser ultrapassada pela concorrência. Um dia sem melhorias é um dia perdido.

TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM FACTOS
Todas as decisões no seio da Organização deverão basear-se na análise lógica e intuitiva de factos.

RELAÇÃO DE BENEFÍCIO MÚTUO COM FORNECEDORES
Uma relação construtiva com os fornecedores permite gerar ao longo de toda a cadeia de produção ganhos para todas as partes.
Não é a solução mas é parte da solução. A Qualidade não faz milagres. Ajuda a minimizar problemas internos e a dar competitividade à sua empresa, mas não controla o mercado.
Um sistema de gestão da qualidade bem concebido, e para isso o SGQ tem que ser construído à imagem da sua organização, acarreta um conjunto importante de benefícios para as organizações.

O reconhecimento nacional e internacional de um Sistema de Gestão da Qualidade, prestigia a reputação de qualquer Organização. Simultaneamente, proporciona a melhoria contínua, o que se traduz na melhoria geral do desempenho, influenciando positivamente os resultados da Organização.

Uma empresa certificada ou laboratório acreditado tem ganhos significativos de credibilidade. O mercado torna-se por isso mais acessível. A Competitividade e Qualidade são dois conceitos cada vez mais indissociáveis.

Demonstrar um real compromisso com a Qualidade poderá transformar a cultura da sua Organização. Hábitos e rotinas inadequadas serão substituídas por regras e procedimentos harmonizados, monitorizados e melhorados continuamente.
Cada vez mais a certificação de acordo com a Norma NP EN ISO 9001 ou a acreditação NP EN ISO/IEC 17025 são requisitos obrigatórios para a celebração de contratos de prestação de serviços ou de aquisição de produtos.
A certificação é o reconhecimento formal da Qualidade de uma organização. Com a certificação comprova-se que a organização gere um sistema de gestão da qualidade conforme com as boas práticas de gestão e com os princípios da gestão da qualidade.

Os princípios de gestão da qualidade estão reflectidos na Norma NP EN ISO 9001 que serve de referencial para a certificação de sistemas de gestão da qualidade.

As organizações candidatas à certificação têm que construir um SGQ conforme com esta norma sendo de seguida auditadas por uma entidade certificadora competente.

O certificado tem uma validade de três anos, sendo contudo as organizações auditadas anualmente.

Existem em Portugal cerca de 4300 empresas certificadas pela norma NP EN ISO 9001.
A certificação pode ser aplicada a qualquer tipo de organização independentemente a sua dimensão ou área de actividade. Em Portugal, a maioria das entidades certificadas correspondem a pequenas e médias empresas.
Não. A Norma da Qualidade definem um conjunto de requisitos, todos de bom senso. A burocratização pode ocorrer apenas se a Norma for mal interpretada ou se o Sistema de Gestão da Qualidade for mal construído.
O prazo de implementação de um SGQ depende em primeiro lugar do ponto de partida. As empresas bem estruturadas e com bons princípios de gestão, normalmente precisam de pouco investimento, bastando documentar as actividades documentar o manual da qualidade, os procedimentos e instruções) e criar mecanismos que permitam evidenciar os resultados. Outras, com pouca estrutura, necessitam de um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir em formação e modernização de tecnologias e instalações.

O que é importante considerar na estimativa do investimento necessário é o quanto a empresa necessita de mudar, inclusive sobre aspectos comportamentais. O investimento pode ser mínimo (apenas horas de profissionais para redigir os procedimentos), ou significativo. Só é possível avaliar, efectuando o diagnóstico da empresa.
As Normas de certificação e acreditação podem ser adquiridas na loja do Instituto Português da Qualidade?
www.ipq.pt
Algumas organizações institucionais fornecem informações sobre a Qualidade. Segue-se de seguida um conjunto de links úteis:

Certificação
Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ)
www.apq.pt

Instituto Português da Qualidade (IPQ)
www.ipq.pt

nternational Organization for Standardization (ISO)
www.iso.org

European Organization for Quality
www.eoq.org

Acreditação
Instituto Português da Acreditação (IPAC)
www.ipac.pt

International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC)
www.ilac.org

European co-operation for accreditation (EA)
www.european-accreditation.org

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